social facebook social twitter social youtube

Curso de Gestão Eclesial reúne religiosos e leigos no Auditório Mater Ecclesiae

DSCN8005O prédio da Cúria Metropolitana sedia, desde a tarde da última segunda-feira, 7 de maio, uma formação para o clero arquidiocesano com o tema “Da Gestão Eclesial ao Despertar Pessoal para uma Atitude Profissional”. O evento reúne padres, diáconos, seminaristas e leigos da Igreja Particular de Juiz de Fora e, ainda, representantes da Diocese de São João del-Rei.

O curso de gestão está sendo ministrado por três professores da Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP): Padre Daniel Aparecido de Campos, scj, Elisete Dias Raposo Ribeiro e André Luiz Freitas Guimarães. Serão dez conferências nos dois dias de encontro, com temas relacionados às áreas Jurídica, Canônica e de Administração.

Segundo o ecônomo da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Liomar Rezende de Moraes, um dos objetivos do curso é oferecer suporte e auxílio para os padres na condução das paróquias. “A administração eclesial é um tema novo dentro da Igreja, no qual buscamos um diálogo com as ciências da Administração. Nós precisamos estar sempre atentos às mudanças e acompanhá-las para termos condições de dialogar com o mundo”.

DSCN8010O arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, foi o responsável por abrir oficialmente o Curso de Gestão e participa de todas as conferências, juntamente com o administrador da Diocese de São João del-Rei, Padre Dirceu de Oliveira Medeiros. O pastor lembra que a Igreja, mesmo sendo uma entidade religiosa, é regida pelas mesmas leis governamentais do que qualquer empresa. “O sacerdote, além de ser pastor e guia espiritual, é administrador de uma paróquia ou, às vezes, de uma instituição da Igreja. E por isso este curso quer ser um serviço aos padres, aos tesoureiros, aos diáconos, a todos nós, para que possamos ter as condições necessárias para administrar os bens que não são nossos, são do povo, dos fiéis”.

Padre Daniel Aparecido de Campos, coordenador do curso de Administração de Empresas e da Pós-Graduação em Gestão Religiosa e Paroquial, ambas na Faculdade Dehoniana, conta que é importante aproximar o conceito de Administração da atividade religiosa. “Através de dez conferências, a gente vai tentar conscientizar e alertar para a necessidade de nos tornarmos cada vez mais profissionais nas nossas decisões”.

Os momentos de formação irão até a noite desta terça-feira (8). Na manhã de quarta (9), haverá missa às 7h, na Capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Em seguida, será realizada reunião ordinária do clero juiz-forano.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next