social facebook social twitter social youtube

Educação no Trânsito é abordada em passeio com alunos do Instituto Padre João Emílio

*Colaboração: Ana Carolina Felizardo

Transitolândia 1As crianças atendidas pelo Instituto Padre João Emílio visitaram a Transitolândia na última terça-feira, dia 27 de março. O projeto foi criado pela Polícia Militar e tem como objetivo conscientizar jovens e pessoas da terceira idade sobre como devem se portar como passageiros e pedestres.

Segundo a assistente social do instituto, Daiane Viana de Andrade Costa, além de conscientizar as crianças sobre o trânsito, possibilitando o compartilhamento do aprendizado no âmbito familiar, o passeio cria maior percepção de mundo nos pequenos, que se sentem mais importantes devido à interação e troca de ideias com os amigos presentes no local e com as pessoas que trabalham com a programação do evento. Daiane ainda informou que, para os funcionários, a iniciativa aumenta o coletivismo e une o grupo, dando foco ao propósito da Associação de Assistência Social, que é fortalecer os vínculos entre família, instituição e criança.

Sargento Marco Aurélio, que administra a Transitolândia, defende que o programa conscientiza o seu público-alvo, ainda reforça o que é aprendido desde as primeiras séries, como os significados das cores dos semáforos, e também explica o local correto de travessia de pedestres: a faixa. A forma utilizada pela PM para o público se envolver no assunto são os animadores de festas, vídeos lúdicos, bate papo com os policiais, volta de bicicleta na mini-cidade e por fim, a “certificação”.

Transitolândia 2Para Júlia Sandaria Ferreira da Costa, de 11 anos, aluna do Instituto Padre João Emílio, a palestra foi muito importante, já que os exemplos que ela vê na rua são de infrações dos motoristas, que utilizam o celular ao dirigir, transportam crianças menores de 7 anos em motocicletas e não utilizam o capacete. A aluna ainda completou que seu pai tem uma moto, mas que ele, além de respeitar as regras de trânsito, a incentiva para quando, futuramente, ela se tornar uma condutora.

A ida na “mini-cidade do trânsito” foi possível graças ao ônibus especial que a empresa Goretti Irmãos LTDA disponibilizou, gratuitamente, para levar e buscar as crianças dos dois turnos da instituição. A animação do evento ficou por conta de funcionários do Momento Mágico, que, em parceria com a PM/MG, ainda distribuíram cachorro-quente e suco às crianças. Ao final da visita, os pequenos ganharam ovos de Páscoa dos policiais militares.

A Transitolândia fica localizada no 2º Batalhão da Polícia Militar de Juiz de Fora, na Rua Tenente Freitas, 230, no Bairro Santa Terezinha. É importante lembrar que a visita é aberta a todas as instituições, escolas e entidades que desejam conhecer o programa. O agendamento deve ser feito pelos telefones (32) 3313-6171 ou (32) 3221-6015, de 8h às 12h e entre 13h30 e 17h.

Clique aqui e confira as fotos do passeio da turma da manhã e aqui, para as imagens da visita feita pelos alunos da tarde.


Outras informações:
Instituto Padre João Emílio: (32) 3212-1216
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next