social facebook social twitter social youtube

Semana Santa: Encenações lembram Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo na Arquidiocese de Juiz de Fora

Espetáculo Paixão 2*Espetáculo do Grupo Semana Santa realizado em 2017. Foto retirada do Facebook do grupo.A Semana Santa é, assim como todo o período da Quaresma, tempo de reflexão e conversão dos fiéis católicos. Esse espírito é recordado nas celebrações especiais que ocorrem durante toda a semana, mas também através de encenações promovidas por paróquias e comunidades para lembrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, as primeiras apresentações serão realizadas na Catedral Metropolitana, na Paróquia São Sebastião, em Santos Dumont (MG), e em Santana do Garambéu (MG), todas na quarta-feira, 28 de março. Outros destaques na programação artística são as peças realizadas pelo Grupo Semana Santa, da Paróquia Santa Luzia, pelo Grupo Jovem JUDAC, na Cidade Alta, e pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Bairro Floresta.

Confira a programação completa:

Catedral Metropolitana – Centro

*Com informações do site da Catedral Metropolitana

Na próxima quarta-feira, dia 28 de março, às 20h, o grupo jovem Renascendo no Amor de Cristo (RenaC) promove o musical “Por Amor”. O evento, que faz parte da programação oficial da Semana Santa 2018 da Catedral Metropolitana, será uma Via-Sacra com momentos de oração, dança, teatro e música.

De acordo com o coordenador do grupo jovem, Danilo Terra, no fim de 2017 foi criado o ministério de artes do RenaC, o Ren’Art, com o objetivo de utilizar o corpo e a expressão para pregar o Evangelho. “Este ano, pensamos em trazer mais do carisma do RenaC para a meditação da Paixão de Cristo. Por meio da música, da dança e do teatro, esperamos levar as pessoas a viverem uma tocante experiência com o Deus vivo”, explicou o coordenador sobre o objetivo evento.

Cerca de 20 jovens do grupo estão na organização da Via-Sacra Musical, que acontecerá dentro da Catedral e terá entrada gratuita.

Paróquia São Sebastião – Santos Dumont/MG

Dia 28 de março – Quarta-feira
20h – Via-Sacra encenada pelos jovens na Matriz

Paróquia Santa Ana – Santana do Garambéu/MG

Dia 28 de março – Quarta-feira
19h – Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo com os jovens santanenses, no Ginásio Poliesportivo Hamilton Fonseca

Paróquia Santa Luzia – Santa Luzia

*Colaboração: Renato Costa

A partir do tema “Fraternidade e superação da violência” e do lema “Vós sois todos irmãos”, o Grupo Semana Santa levará ao palco momentos marcantes da vida pública de Jesus que vão ao encontro da reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade deste ano.

“Em tempos tão violentos, tanto do ponto de vista da segurança quanto das relações entre as pessoas, consideramos importante mostrar como Jesus sempre pregou uma cultura de paz. Além disso, ele mostra na prática o significado de ‘vós todos sois irmãos’: acolhe a todos sem fazer distinção, independente do que as convenções de sua época diziam”, afirma Renato Costa, um dos diretores do Grupo.

Renato afirma que, no lugar de qualquer julgamento ou preconceito, Jesus responde às situações em que se encontra com os pecadores de uma maneira transformadora: com amor. “As passagens do Evangelho que vamos encenar narrando a vida pública de Jesus tem como objetivo levar todo o público a uma autorreflexão: como tenho tratado o meu próximo? Amando como a mim mesmo? Como um irmão?”.

O grupo conta com cerca de 50 pessoas em sua equipe, entre elenco e produção, e iniciou os trabalhos junto com a Quaresma. Já são mais de três décadas de trabalho na Paróquia Santa Luzia, sendo uma das apresentações mais tradicionais da Arquidiocese de Juiz de Fora.

A encenação acontece na Igreja Matriz Santa Luzia, nos dias 30 de março, às 19h30, e no dia 31, após a missa das 19h. O endereço é Rua Ingrácia Pinheiro, 160 – Santa Luzia.

Grupo Jovem JUDAC – Cidade Alta

Promovido pelo Grupo Jovem JUDAC e apoiado pelas paróquias São Pedro e Nossa Senhora de Fátima, o musical “Paixão de Cristo – Sal da Terra e Luz do Mundo” está marcado para a Sexta-feira Santa (30), às 19h, na Estação São Pedro. A apresentação abordará os últimos momentos da vida de Jesus de forma interligada ao Ano Nacional do Laicato.

Entre atores e produção, cem pessoas estão envolvidas com a encenação, cujo preparo teve início em janeiro deste ano. O evento será aberto ao público, com entrada gratuita. Após o musical, haverá procissão com a imagem do Senhor Morto para a Matriz São Pedro. A estimativa é que compareçam cerca de 800 pessoas.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Floresta

*Colaboração: Valéria Galvão

Fazendo memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, nos próximos dias 30 de março e 1º de abril, às 19h30, será realizado o espetáculo teatral “Paixão de Cristo”. A encenação será ao ar livre, no campo de futebol da Associação de Moradores do Bairro Granjas Bethel, com o intuito de criar um ambiente que levará a Jerusalém dos anos 30 da Era Cristã.

O evento teatral é promovido pelo grupo Nova Bethel e pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Bairro Floresta, com direção geral de Odério Filho, direção teatral de Anderson Ferigate e sob a coordenação do pároco local, Pe. Vanderlei Sousa, CSsR. O espetáculo conta com mais de 130 atores profissionais e amadores e terá três palcos. A expectativa é que o público chegue a três mil pessoas por apresentação.

Os ingressos estão à venda de forma antecipada no Braz Shopping, com os coordenadores das comunidades da paróquia e na secretaria da Igreja da Glória, no valor de R$ 5 (cinco reais). As entradas não serão vendidas nos dias das encenações e cada ingresso dá direito a participar de apenas um dia de evento.

Nos dias 30 de março e 1º de abril, haverá ônibus especiais saindo dos bairros Caeté (às 18h) e Floresta (às 18h30) até a comunidade de Granjas Bethel, retornando às 23h. Não será cobrada passagem e crianças de até 12 anos de idade acompanhadas dos pais não pagarão entrada.

Paróquia Santa Rita de Cássia – Bonfim

Dia 30 de março – Sexta-feira da Paixão
19h – Encenação da Paixão do Senhor na Matriz e Sermão do Descendimento da Cruz

Paróquia Divino Espírito Santo – Progresso

Dia 30 de março – Sexta-feira da Paixão
19h – Via-Sacra com encenação da Paixão de Cristo e Descendimento da Cruz na Matriz

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Santa Cruz

Dia 30 de março – Sexta-feira
19h – Via-Sacra encenada pelos jovens e grupo de teatro da paróquia, saindo da Matriz

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Linhares

Dia 30 de março – Sexta-feira
19h – Encenação da vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, em frente ao Caic do Bairro Linhares

Paróquia São Francisco de Paula – Torreões

Dia 30 de março – Sexta-feira
19h – Encenação da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, Sermão do Descimento da Cruz, seguida de procissão do enterro

Paróquia Nossa Senhora das Estradas – Igrejinha

Dia 30 de março – Sexta-feira
19h – Encenação da Paixão e Morte de Jesus em frente ao Coreto

Paróquia são João Paulo II – Nova Era

Dia 30 de março – Sexta-feira da Paixão
19h30 – Encenação da Paixão de Cristo na Capela Santo Antônio e procissão com o Senhor Morto para a Matriz

Paróquia Nossa Senhora da Cabeça – São Dimas

Dia 30 de março – Sexta-feira da Paixão
19h30 – Encenação da Paixão do Senhor na Capela Nossa Senhora Aparecida (Cerâmica), seguindo em direção ao campo de futebol do bairro, onde acontece o Sermão do Descendimento da Cruz
*Após o sermão, a procissão do Senhor Morto retorna à Capela Nossa Senhora Aparecida.

Paróquia São José – Costa Carvalho

Dia 30 de março – Sexta-feira da Paixão
20h – Via-Sacra com o Grupo Jo.A.M (Jovens e Adolescentes em Missão) na Matriz São José e Procissão do Enterro

Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Granjas Betânia

Dia 30 de março – Sexta-feira
19h30 – Encenação da Paixão e Morte de Jesus com a participação de jovens e adultos da comunidade na Igreja Matriz

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Arantina/MG

Dia 30 de março - Sexta-feira
19h – Encenação da Paixão e Morte de Jesus pela juventude paroquial, seguida de procissão do Senhor Morto

Paróquia São Vicente de Paulo – Coronel Pacheco/MG

Dia 30 de março – Sexta-feira
19h – Encenação da Paixão do Senhor, Sermão e Procissão do Senhor Morto

Paróquia Santa Ana – Belmiro Braga/MG

Dia 30 de março- Sexta-feira
18h – Encenação da Paixão do Senhor com os jovens na Matriz

Paróquia Nossa Senhora da Glória - Simão Pereira/MG

Dia 30 de março- Sexta-feira
19h – Encenação da Paixão de Cristo no adro da Matriz, seguida de procissão com o Senhor Morto pelas ruas da cidade

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Rio Novo/MG

Dia 30 de março- Sexta-feira
19h – Encenação da Paixão de Cristo no Parque de Exposição (Grupo Raízes) e Procissão do Enterro até a Matriz


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next