social facebook social twitter social youtube

Arquidiocese de Juiz de Fora ganha três novos padres

DSCN6034Felipe de Castro Costa, Fernando Augusto Martins da Silva e Samuel Carlos Moreira: esses são os nomes dos mais novos sacerdotes da Arquidiocese de Juiz de Fora, ordenados no último domingo, 4 de março. A Solene Celebração Eucarística, sediada na Igreja Matriz São Miguel e Almas, em Santos Dumont (MG), foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por dezenas de padres de nossa Igreja Particular. A Santa Missa contou ainda com a presença de diáconos e seminaristas.

O clero arquidiocesano e os então diáconos transitórios foram recebidos com muito carinho pela população sandumonense e pelos fiéis de diversas cidades da região que lotavam o interior da Matriz São Miguel e ainda tomavam o lado de fora, de onde acompanharam a Santa Missa por telões. O rito de ordenação presbiteral foi realizado após as leituras do Terceiro Domingo da Quaresma.

“Esses três sacerdotes que hoje entram para o clero da Arquidiocese de Juiz de Fora contribuirão muito com o crescimento da Igreja, com o zelo pela casa do Pai, como ensina o Evangelho de hoje, e serão anunciadores de Jesus Cristo, aquele que pela cruz nos salvou. É um momento, de fato, de grande alegria para nós na Arquidiocese, porque são mais três padres cheios de força, de juventude, muito bem preparados, que vão colaborar com o crescimento da Igreja, seja em Juiz de Fora, seja nas nossas terras de missão: no Pará, em Óbidos, e no Haiti”, ressaltou Dom Gil.

Padre Felipe escolheu, como lema de ordenação, a passagem bíblica “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec” (Sl 110,4) e explica o porquê. “Melquisedec é o único sacerdote do Antigo Testamento. Ofertou o pão e o vinho, da mesma forma que nós ofertamos hoje nas Celebrações Eucarísticas. Ofertamos o pão e o vinho que se transformam no corpo e no sangue de nosso Senhor Jesus Cristo”.

DSCN5747Padre Fernando, por sua vez, optou por um versículo bíblico que o recorda do início de sua caminhada vocacional, no Grupo de Jovens Sal da Terra: “Vou fazer de ti luz das nações, para propagar a minha salvação até os confins do mundo” (Is 49,6). O sacerdote já se prepara para uma grande missão, em terras paraenses, para onde parte em meados de março. “Agora o coração se enche de alegria por poder dizer ‘sim’ a Deus como padre e, depois disso, seguir em missão para Óbidos, que é o novo de Deus, aquilo que ele prepara para mim. Ficarei um período de seis meses apenas, mas o coração já se enche de alegria e de esperança por essa experiência que eu tenho certeza que vai enriquecer muito a minha vida e o meu ministério”.

Já a escolha de Padre Samuel por seu lema de ordenação presbiteral - “Fala, Senhor, pois teu servo escuta” (1 Sm 3,10b) - foi inspirada na Primeira Carta de Samuel. “Essa passagem chamou muita atenção porque era um chamado que Deus fazia e Samuel no início tinha dúvida. Mas, depois, com a ajuda de Eli, ele discerne e vê que o chamado é de Deus. Então, vejo a formação que tive durante todos esses anos no seminário como Eli. Quantas pessoas foram esse Eli que me ajudaram a discernir o que hoje eu estou abraçando!”.

O reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Padre Roberto José da Silva, fala da satisfação em entregar mais três padres para a Igreja de Juiz de Fora no ano em que o Seminário Maior comemora 92 anos. “A ordenação presbiteral não é o fim, ela é a consagração, a celebração de um marco na vida cristã, agora na vocação específica, e eles têm muita ainda o que caminhar e crescer na sua resposta a Deus, na compreensão do próprio ministério. Para nós, do seminário, dentro do contexto desses 92 anos de existência, é uma grande alegria e motivo para agradecer a Deus, porque é Ele quem chama, nós apenas colaboramos para formar aqueles que são chamados”.

No final da missa, Dom Gil anunciou que Padre Felipe servirá como vigário paroquial na Paróquia São João Nepomuceno, localizada na cidade de mesmo nome, enquanto Padre Samuel auxiliará o Padre Elton Adriane de Oliveira nos trabalhos das paróquias São Sebastião, Nossa Senhora da Conceição e São João da Serra, todas em Santos Dumont. Padre Fernando embarcará no próximo dia 20 para a Diocese de Óbidos (PA), onde ajudará o Padre Bill Jonatas na Paróquia São Martinho de Lima.

Também já estão definidos os dias e horários das primeiras missas dos recém ordenados: Padre Felipe celebrará no dia 10 de março, às 19h, na Matriz Santo Antônio, em Ewbank da Câmara (MG), sua cidade natal. No dia seguinte, Padre Samuel conduzirá celebração às 10h, na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, em Aracitaba (MG), enquanto Padre Fernando presidirá Santa Missa na Matriz São Sebastião, em Santos Dumont, às 19h.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next