social facebook social twitter social youtube

Coordenadores e Assessores da Pastoral da Comunicação do Regional Leste 2 participam de Encontro

*Com informações do site do Regional Leste 2

IMG 8201*Foto: Regional Leste 2.A Pastoral da Comunicação promoveu no último sábado, 3 de março, em Belo Horizonte, um encontro com os coordenadores diocesanos e assessores das (Arqui)dioceses que compõem o Regional Leste 2. Ao todo, participaram 33 pessoas de 17 dioceses dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, entre leigos e sacerdotes.

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora e bispo referencial da Comissão Regional de Comunicação e Cultura, Dom Gil Antônio Moreira, acompanhou todo o encontro e presidiu a Celebração Eucarística que deu início aos trabalhos. Na homilia, Dom Gil destacou os personagens da parábola do Pai Misericordioso, que foi proclamada no Evangelho, e falou sobre a missão do comunicador como o criado que transmite a Misericórdia do Pai.

“O nosso interesse é que a comunicação seja, de fato, um instrumento eficaz na vida da Igreja no Regional Leste 2. Que esse instrumento e essas pessoas colaborem, da maneira mais perfeita possível, para a divulgação do evangelho da pessoa de Jesus Cristo”, afirmou o arcebispo de Juiz de Fora ao falar sobre o objetivo do encontro. Ainda representaram a nossa Igreja Particular o vigário episcopal para Educação, Comunicação e Cultura, Padre Antônio Camilo de Paiva, e a assessora de comunicação, Danielle Quinelato.

O secretário executivo do Regional Leste 2, Padre Roberto Marcelino, conduziu parte dos trabalhos da manhã, apresentando aos presentes a estrutura do Regional e as urgências da evangelização no quadriênio 2015-2019, em sintonia com as diretrizes gerais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O jornalista e especialista em Comunicação Estratégica, Vinícius Rangel, colaborou na reflexão com o tema "Comunicar na era digital". Ele destacou a importância de usar as ferramentas adequadamente para uma boa comunicação e deu dicas práticas para potencializar a evangelização por meio das mídias sociais digitais.

Na parte da tarde, os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador regional da Pastoral da Comunicação, Marcus Tullius, a partir do Plano de Comunicação Regional. Os coordenadores tiveram a oportunidade de se reunirem por províncias eclesiásticas e à luz dos quatro eixos da Pascom - articulação, formação, produção e espiritualidade - propor atividades em nível de províncias e de regional. Foi unânime o pedido de que este encontro aconteça anualmente, durante um final de semana, e Dom Gil propôs a data fixa do 3º domingo da Quaresma, como uma marca anual deste momento.

O encontrou foi finalizado com o agradecimento do bispo referencial e a bênção de envio. “Deus nos abençoou nesse dia e nos incentiva a crescer cada vez mais neste campo tão importante qual seja o da comunicação. Porque sem comunicação, não há evangelização”, ressaltou Dom Gil.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next