social facebook social twitter social youtube

Padre Leonardo Loures é o novo pároco da paróquia Santo Antônio do Paraibuna

*Colaboração: Leandro Novaes (Folha Missionária)

DSCN5380Na noite do último domingo (25), o Padre Leonardo Loures Valle tomou posse como novo pároco da Paróquia Santo Antônio do Paraibuna, no Bairro Santo Antônio. O sacerdote retorna a Juiz de Fora depois de três anos em missão na Diocese de Óbidos (PA), igreja-irmã de nossa Arquidiocese. A solenidade foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelos padres José de Anchieta, José Maurício e Fabrício Francisco – que esteve à frente da administração da paróquia nos últimos três meses.

A igreja, que foi reformada e ampliada recentemente, estava lotada. Além de fiéis da comunidade, estiveram presentes amigos, familiares e representantes da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Bairro Francisco Bernardino – onde Padre Leonardo foi ordenado – e da Comunidade Jovens Missionários Continentais.

Após a homilia, foi feita a leitura da provisão e realizado o rito de posse. Padre Leonardo fez a renovação de suas promessas sacerdotais, a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Em seguida, foi entregue ao novo Pároco as chaves da igreja e do Sacrário, a estola roxa, os Santos Óleos, o livro de tombo e a Bíblia Sagrada, elementos que simbolizam o ministério sacerdotal.

Para o novo Pároco, a expectativa é muito grande. “Iniciar o meu ministério sacerdotal na Amazônia foi um presente que ganhei de nossa Igreja Particular. Foi lá que eu aprendi a ser padre. Agora, após estes três anos, é uma satisfação voltar para minha terra para continuar o meu trabalho. Trago uma grande experiência missionária e uma compreensão de Igreja no sentido laical, pois a Igreja na Amazônia é bastante leiga. Quero colocar em prática aqui o que lá vivenciei. Chego com o coração aberto para aprender, escutar e caminhar junto com o povo. Foi isso que a Amazônia me ensinou”.

Dom Gil ressaltou a importância do retorno do sacerdote a Juiz de Fora. “Entregar esta paróquia ao Padre Leonardo é um momento de muita alegria. Ele se revelou um grande missionário durante esses três anos em Óbidos, e agora retorna não só para ser padre, mas também como responsável pela organização da Pastoral Missionária na Arquidiocese. Pois este é o nosso lema, uma Igreja sempre em missão. Pedimos a bênção de Deus para essa nova jornada”.

Após a celebração, todos foram convidados a participar de um lanche partilhado nas dependências da paróquia.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next