social facebook social twitter social youtube

Escola Permanente de Formação Catequética é inaugurada na Arquidiocese de Juiz de Fora

DSCN4693No último sábado, 17 de fevereiro, o Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana, recebeu mais de duzentos catequistas de toda a Arquidiocese de Juiz de Fora na inauguração da Escola Permanente de Formação Catequética. Esse foi o primeiro de nove dias de aprendizado a serem realizados durante todo o ano, uma vez por mês, até novembro.

Segundo o assessor arquidiocesano da Pastoral Catequética, Padre Gleydson Pimenta de Faria, a inciativa tem como principal objetivo oferecer instrução mínima aos catequistas. “A gente tem feito uma caminhada a partir do Documento Sinodal e do próprio Sínodo Arquidiocesano, de tentar intensificar aquilo que é a formação do discípulo e da experiência de fazer discípulos. Além disso, nós temos ouvido sempre o Papa Francisco nos convocando à abertura da Igreja, que deve ir ao encontro das pessoas. E para isso acontecer a gente precisa de que aqueles que são os nossos agentes estejam bem formados. Os catequistas, que já fazem um trabalho muito bacana, um trabalho de esforço, tantas vezes sacrificando muito de si, às vezes precisam e pedem a formação”.

No decorrer dos nove meses de Escola, serão tratados três eixos de atuação principais do catequista: “o ser”, “o saber” e “o saber fazer”. Na aula inaugural, ministrada pelo Padre Nei Ângelo Furtado Moura, foi abordada a primeira parte, que diz respeito à espiritualidade dos agentes da catequese e o “ser catequista na Igreja hoje”.

Os próximos módulos trarão ensinamentos sobre a Igreja na qual a pessoa é chamada a trabalhar - o que ela ensina, quais são os seus propósitos -, e sobre a metodologia de trabalho para que a Palavra de Deus chegue ao catequizando, além da influência da era digital na caminhada da catequese.

DSCN4728O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, não pode participar da inauguração da Escola Catequética por conta de compromisso em Aparecida (SP), mas deixou aos presentes uma mensagem e sua bênção. “Hoje é um dia de grande satisfação para todos nós na Arquidiocese de Juiz de Fora e para o meu coração de arcebispo. Nós vamos oferecer conteúdo importante para a formação dos catequistas. Ela é indispensável para que a catequese seja de qualidade, seja ela infantil, juvenil ou para adultos. Esta escola é muito ampla, abrangente, para que todos possam encontrar lugar especial para o aprimoramento e aprofundamento do conhecimento da fé, do Catecismo da Igreja Católica, da Sagrada Escritura e transmitir com segurança todo esse conteúdo para os catequizandos”.

Em sua mensagem, o arcebispo ainda anunciou o nome do Padre José Sávio Ricardo como patrono da Escola Catequética, “como um pleito de gratidão a quem trabalhou durante tantos anos, com tanta dedicação, a essa área em nossa Igreja Particular”.

Para Valesca Nunes dos Reis, catequista de adultos da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus há aproximadamente um ano e meio, a formação que receberá na escola também é uma oportunidade de crescimento pessoal na fé. “O que me fez vir aqui é essa necessidade de aprimorar o meu conhecimento religioso, buscar métodos para compartilhar os ensinamentos de Cristo com aqueles que estão buscando essa caminhada, porque eu entendo que para mim também é um crescimento contínuo”.

Regina Celi de Oliveira Barros, integrante da Comissão Arquidiocesana de Catequese e catequista há mais de 40 anos, ressalta a esperança de que a Escola Permanente de Formação possa reavivar a Catequese em algumas comunidades. “A escola está dando para nós uma esperança muito grande de que a gente reavive a catequese nessas comunidades e fortaleça as que já existem”.

O segundo encontro da Escola Catequética está marcado para o dia 17 de março. Novos alunos somente serão admitidos até esta aula. Os interessados podem entrar contato com o Centro Arquidiocesano de Pastoral, através dos telefones 3229-5450 ou 3229-5466.

Confira as datas dos demais encontros de 2018:

2º Encontro: 17 de março

3º Encontro: 14 de abril

4º Encontro: 19 de maio

5º Encontro: 23 de junho

6º Encontro: 18 de agosto

7º Encontro: 22 de setembro

8º Encontro: 20 de outubro

9º Encontro: 10 de novembro


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next