social facebook social twitter social youtube

Advento: tempo que precede o nascimento de Jesus celebrado com Novena de Natal

cartaz de portaA partir deste domingo, 3 de dezembro, inicia-se na Igreja Católica o Tempo do Advento, momento de preparação para a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor. Durante esse período, a Igreja celebra a encarnação do Filho de Deus e Seu nascimento entre os homens e também lembra a alegre expectativa da segunda vinda d’Ele.

O Tempo do Advento possui quatro finais de semana celebrativos: o 1º domingo orienta para a vinda de Jesus no final dos tempos; no 2º e no 3º domingos, a Igreja centra-se na figura de João Batista e exorta os fiéis para a vivência da paciência e da alegria pela proximidade do Cristo que vem; e, por fim, no 4º domingo, a Igreja foca o mistério da encarnação no seio da Virgem Maria, em que a preparação é bem mais imediata para o Natal do Senhor.

Este período ainda é marcado pela realização da tradicional Novena de Natal. Grupos de famílias, amigos e comunidades reúnem-se para meditar a Palavra de Deus e prepararem seus corações para o encontro com Jesus. Em 2017, a novena foi preparada pela Província Eclesiástica de Juiz de Fora, composta pela Arquidiocese de Juiz de Fora e as dioceses de Leopoldina e São João del-Rei.

A equipe que elaborou o livrinho foi composta por padres, leigos e um seminarista pertencentes às três igrejas particulares. Inspirado no Ano Nacional do Laicato, este ano o tema será: "Vamos a outros lugares, nas aldeias da redondeza, a fim de que lá, também, eu proclame a Boa Nova. Pois foi para isso que vim" (Mc 1,35-39).

“Dos olhos postos sobre a ternura da gruta de Belém, surgirá a luz que iluminará os corações para que entendamos que o Natal de Jesus continua acontecendo todo dia e em todos os lugares onde sua mensagem é recebida e acolhida amorosamente”, afirmaram, em mensagem aos fiéis, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e os bispos de Leopoldina e São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento e Dom Célio de Oliveira Goulart, respectivamente.

O livrinho da Novena de Natal 2017 já está disponível nas paróquias da Arquidiocese. Além das reflexões bíblicas, ela traz casos concretos de leigos que se destacaram pela sua dedicação nas comunidades das dioceses que compõem a Província Eclesiástica. Assim como no último ano, no final do livreto ainda há a proposta de se destacar e carregar consigo uma breve oração com o tema de cada dia da novena, para meditação e compartilhamento com outras pessoas.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next