social facebook social twitter social youtube

Terceira Revisão Sinodal já foi realizada em oito das onze foranias da Arquidiocese de Juiz de Fora

Desde o último dia 19 de outubro, quando começou a terceira revisão do Sínodo Arquidiocesano, oito foranias da Arquidiocese de Juiz de Fora já receberam as visitas sinodais. O objetivo de tal reavaliação, realizada a cada dois anos, é reconhecer as falhas e apontar melhorias na implementação das ações indicadas pelo Documento Sinodal.

Em 2017, são três os eixos avaliados junto à comunidade arquidiocesana: colegialidade, missionariedade e agapesidade, que significa caridade. Para o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, o balanço das visitas sinodais até agora é positivo. “Após oito reuniões nas foranias, a respeito da terceira revisão sinodal, podemos fazer um ótimo balanço. Posso dar graças a Deus por toda a movimentação pastoral e missionária de nossa arquidiocese que vamos verificando durante estes oito anos de realização sinodal”.

Na última semana, três foranias receberam a visita da terceira revisão do Sínodo Arquidiocesano. No dia 31 de outubro, o arcebispo metropolitano, Dom Gil, o Padre Geraldo Dondici Vieira e o Diácono Samuel Carlos Moreira reuniram-se com padres e leigos pertencentes à Forania São Vicente.

O encontro, realizado em Rio Novo (MG), iniciou-se com a Leitura Orante da Bíblia. Em seguida, começaram as apresentações das paróquias que foram os destaques nos três eixos norteadores da terceira revisão. Na dimensão da missionariedade, as explanações ficaram por conta da Paróquia Santo Antônio do município de Goianá e das Irmãs Franciscanas de Santa Maria dos Anjos, que têm trabalho missionário na Paróquia São João Nepomuceno. No eixo colegialidade, o destaque foi dado à Paróquia Sagrada Família, enquanto a Associação Divina Misericórdia, com sede na cidade de São João Nepomuceno, foi o exemplo dentro da dimensão agapesidade.

No dia 1º de novembro, foi a vez de a Forania Nossa Senhora Mãe de Deus receber a visita sinodal dentro da Terceira Revisão do Sínodo Arquidiocesano. Estiveram presentes o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, o vigário geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e o vigário forâneo, Padre Carlos Augusto Alves dos Santos.

A reunião ainda contou com a presença de membros das paróquias que compõem a forania, com suas pastorais e movimentos. Enquanto a Paróquia Santo Antônio do Paraibuna apresentou os trabalhos relacionados à colegialidade, coube à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Matias Barbosa explicar as ações desenvolvidas em relação à missionariedade. Já a Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus falou sobre a agapesidade.

A última visita foi realizada na sexta-feira, dia 3 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Francisco Bernardino, onde estiveram reunidos padres e leigos das dez paróquias pertencentes à Forania Nossa Senhora da Conceição.

A reunião contou com a presença de Dom Gil e compreendeu quatro momentos: Hora Santa, Missa Solene, apresentação das conclusões e jantar festivo. Durante a apresentação, a Paróquia São João Paulo II do Bairro Nova Era foi indicada como modelo no eixo colegialidade e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes do Francisco Bernardino, apontada como exemplo de missionariedade. Por fim, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica foi destaque na dimensão agapesidade. “A revisão resultou positiva, demonstrando a riqueza das manifestações de fé, da ação pastoral, dos desafios comuns, mas, sobretudo, da comunhão eclesial de uma parcela da Igreja que está sempre em missão”, ressaltou o vigário forâneo, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles.

Agora, restam apenas três foranias para apresentarem os resultados da terceira revisão sinodal. No dia 18 de novembro, a visita sinodal será à Forania Senhor Bom Jesus, e no dia 21, à Forania São Miguel. A visita à Forania Nossa Senhora das Dores, no dia 23 de novembro, encerra a terceira reavaliação do Sínodo Arquidiocesano.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next