social facebook social twitter social youtube

CNBB recebe inscrições para Prêmios de Comunicação da edição 2017/2018

*Fonte: Site da CNBB

Continuam abertas as inscrições para os Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O período se estende até o dia 31 de janeiro de 2018. Cinco prêmios contemplam obras e profissionais no campo do Rádio, do Cinema, da TV, da Imprensa e da Internet.

Segundo Padre Rafael Vieira, membro da assessoria da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e coordenador da Assessoria de Imprensa da CNBB, nesta edição, a 51ª da história dos Prêmios, a grande novidade é que o candidato vai fazer todo o processo online. Em qualquer dia, hora e lugar, o interessado poderá acessar o hotsite dos prêmios (clique aqui) e realizar sua inscrição preenchendo todos os requisitos do formulário proposto.

É importante que cada fase do processo seja respeitada para o êxito da inscrição: leitura e a aceitação das normas apresentadas no Regulamento/Edital; apresentação do trabalho que irá concorrer aos prêmios com resumo da obra e informações sobre o autor; e, finalmente, o upload ou apresentação de link do trabalho.

Depois do encerramento das inscrições, inicia-se a fase do júri dos especialistas. Cada candidatura será avaliada por professores universitários de cada área: Cinema (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Rádio (Signis Brasil e Rede Católica de Rádio), Imprensa (Universidade Católica de Brasília), TV (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) e Internet (Universidade Católica de Salvador). Nesta fase se observa, com mais precisão, os aspectos técnicos dos trabalhos apresentados.

Em seguida, os especialistas enviam três indicações para um júri composto exclusivamente por bispos, que, por sua vez, escolhem os vencedores de todas as categorias. Nesta última fase, os religiosos consideram, com maior ênfase, o quanto o trabalho coincide com os critérios de destaques de valores humanos e cristãos.

Além disso, os bispos aprovaram a realização de uma experiência, entre maio e junho de 2018, na qual serão divulgados os três finalistas dos prêmios indicados pelos especialistas e por meio de uma votação na internet serão oferecidos aos trabalhos mais votados uma menção honrosa. Esta experiência será avaliada e, posteriormente considerada se poderá ou não permanecer como um procedimento oficial do processo dos Prêmios de Comunicação da CNBB.

Há possibilidade de se inscrever em alguma categoria dos seguintes prêmios:

Prêmio Margarida de Prata (Cinema): curta e longa metragem

Prêmio Microfone de Prata (Rádio): religioso, jornalístico e entretenimento

Prêmio Dom Hélder Câmara (Imprensa): Jornal e Rádio

Prêmio Clara de Assis (TV): reportagem e documentário

Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida (Internet): Portal, sites e blog, iniciativas em redes sociais e aplicativos


Outras informações:
Assessoria de Imprensa - CNBB: (61) 2103-8318 / 8368 / 8230 / 8390 
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next