social facebook social twitter social youtube

Arquidiocese de Juiz de Fora ganha três novos diáconos transitórios

DSCN3201Na tarde do último domingo (29), os seminaristas Felipe de Castro Costa, Fernando Augusto Martins da Silva e Samuel Carlos Moreira receberam o ministério do diaconato, que é considerado o primeiro grau do Sacramento da Ordem, em uma celebração que reuniu centenas de pessoas na Igreja Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora. A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

Concelebraram com o arcebispo de Juiz de Fora o reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Padre Roberto José da Silva, o Superior Provincial da Província do Rio de Janeiro, Padre Américo de Oliveira, CSsR, padres formadores e diversos outros sacerdotes. Participaram ainda diáconos e seminaristas, não só da nossa Igreja Particular, mas também de outras dioceses.

Segundo Dom Gil, foi um dia muito significativo para a Igreja de Juiz de Fora, em que mais três foram ordenados diáconos em vista do sacerdócio. "São três pessoas dedicadas ao trabalho, ao estudo, na sua vida espiritual, de maneira que, para nós, é uma alegria conceder essa ordenação e chamá-los para a caminhada do presbiterado. Hoje eles assumem um passo definitivo na sua vida, de consagração total a Deus, de celibato e de serviço", disse.

O reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Padre Roberto José da Silva, destacou que a ordenação é um momento de coroação, após aproximadamente oito anos de seminário e preparação. "A partir de hoje, eles fazem parte do nosso clero, sendo ordenados e assumindo a missão como diáconos".

DSCN3425A cerimônia de ordenação teve início após a leitura do evangelho, com a apresentação dos ordenandos ao povo e do pedido ao arcebispo, feito por Padre Roberto, para que recebessem o ministério diaconal. Depois da homilia de Dom Gil, Felipe, Fernando e Samuel manifestaram ao arcebispo o desejo de assumir o diaconato (Propósito dos Eleitos) e, em seguida, prostraram-se diante do altar, como sinal de total entrega a Deus. Neste momento, os fiéis presentes, juntamente com o clero, cantaram a ladainha de todos os santos pedindo pelos jovens seminaristas.

Na sequência, houve a imposição de mãos do arcebispo em cada um dos ordenandos, momento em que o pastor fez a prece de ordenação. Logo após, os três receberam a dalmática (traje litúrgico próprio do diácono) das mãos de seus familiares e se paramentaram com a ajuda de religiosos que foram importantes em seu caminho vocacional. Por fim, Felipe, Fernando e Samuel ajoelharam-se diante do Evangeliário, o qual receberam a missão de anunciar. Ao final da missa os presentes foram convidados a participar de um almoço de confraternização no Seminário Santo Antônio.

Para Samuel, aquele foi um momento muito especial, após uma longa caminhada de seminário. "É com alegria que hoje recebemos a ordem diaconal das mãos do nosso arcebispo, Dom Gil, após uma caminhada longa de mais de oito anos estudando Filosofia, Teologia e fazendo Pastoral. Hoje nós fomos convidados pela Igreja para receber este ministério", destacou.

Felipe ressaltou a importância do primeiro passo dado rumo ao sacerdócio. "Estamos aqui para nos consagrar no Sacramento da Ordem através do ministério diaconal. Através dele, nos tornamos melhores servidores de Cristo, da sua Igreja, que é o povo de Deus, e também da sua Palavra".

Fernando também destacou que o ministério recebido foi um momento muito esperado por cada um deles. "São oito anos de preparação para dar esse passo definitivo no ministério de diácono, o primeiro grau da Ordem. Para nos colocarmos a serviço da igreja, a serviço do altar, na Palavra de Deus e a serviço dos irmãos. E agora temos uma grande expectativa para o nosso ministério presbiteral, que se Deus quiser, assumiremos em breve", concluiu.

Os novos diáconos continuam no Seminário Santo Antônio até o final do ano, concluindo os seus estudos, mas já exercerão o diaconato nas paróquias em que realizavam até então o seu estágio pastoral. Enquanto o Diácono Felipe permanece na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Lima Duarte (MG), Diácono Fernando fica na Paróquia Bom Pastor, em Juiz de Fora, e Diácono Samuel, na Paróquia São Pedro, também na cidade.

Clique aqui e confira mais fotos da celebração desse domingo (29).


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next