social facebook social twitter social youtube

11º Muticom será em Goiânia (GO), em 2019

foto 24*O bispo da Diocese de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, entrega o símbolo do Muticom ao bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto. Foto: Arquidiocese de Goiânia.A Arquidiocese de Goiânia sediará, em 2019, a 11ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, Dom Darci José Nicioli, CSsR, no terceiro dia da décima edição do evento, realizado entre os dias 16 e 19 de agosto em Joinville (SC), no Centro de Convenções Expoville.

Na ocasião, o bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto, responsável pelo Vicariato para a Comunicação daquela Igreja Particular, recebeu da equipe organizadora do 10º Muticom o símbolo do encontro nacional de comunicadores.

Em entrevista publicada no site da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi se mostrou feliz com a nova missão. “Estamos muito honrados com esta escolha, porque o Muticom é um dos maiores eventos de comunicação no Brasil, que reúne profissionais e estudantes da área, comunicadores católicos e integrantes de Pastorais da Comunicação, para ajudar na compreensão da comunicação como instrumento de comunhão e progresso humano. Essa é uma nova forma de evangelização. A sociedade e os meios de comunicação hoje em dia exigem modernidade na forma de mostrar o Evangelho”, afirmou.

Clique aqui e confira o vídeo de apresentação do 11º Muticom.

O 10º Muticom

foto 3 Muticom*O coordenador do Muticom, Padre Ivanor Macieski, apresenta o símbolo do evento.Cerca de 800 pessoas de 20 estados brasileiros participaram da décima edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento, promovido pela CNBB e sediado na cidade de Joinville (SC), contou com a presença do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que também é o bispo referencial da Comissão de Comunicação e Cultura do Regional Leste 2 da CNBB, e da assessora de comunicação de nossa Igreja Particular, Danielle Quinelato.

A abertura do 10° Muticom, em 16 de agosto, foi marcada pela presença do prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Monsenhor Dário Vigannó, responsável por ministrar a primeira palestra do encontro: “A Comunicação na Igreja na perspectiva do Papa Francisco”. A mesa de honra ainda foi composta pelo presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, Dom Darci Niccioli, pelo presidente do Regional Sul 4, Dom João Francisco Salm, pelo bispo da Diocese de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, pelo prefeito de Joinville, Udo Dohler, e pelo governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo.

foto 14 Muticom*Dom Gil concelebra Missa presidida por Dom Francisco Bach.Na quinta-feira, 17 de agosto, segundo dia de Muticom, os trabalhos foram abertos com Santa Missa, presidida por Dom Francisco Bach e concelebrada pelos (arce)bispos e padres presentes. Logo após, duas conferências preencheram a manhã dos participantes. A primeira, conduzida pela Ir. Helena Corazza, tratou “A educomunicação na vida pastoral da Igreja”. O Padre Maurício Cruz, por sua vez, falou sobre “O uso das novas tecnologias na Educomunicação”.

Na sexta-feira (18), o Mutirão de Comunicação começou com Celebração Ecumênica e, logo após, continuou com a palestra “O processo dialógico da comunicação”, ministrada pelo professor Ismar de Oliveira Soares. O jornalista da NSC Ricardo Von Dorff foi o responsável por encerrar o ciclo de palestras, ao falar sobre “Educar através da informação - e o risco da fake News”.

Em ambos os dias, à tarde, os comunicadores participaram de oficinas com especialistas de diversas áreas da Comunicação Social e da Igreja. À noite, apresentações artísticas fecharam a programação.

foto 25*Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento (SC).A Santa Missa de encerramento do 10º Muticom foi realizada no sábado (19), no Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento (SC), sendo presidida por Dom Darci José Nicioli. No domingo (20), os participantes do evento foram convidados a participar de missas nas comunidades da cidade de Joinville.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next