social facebook social twitter social youtube

Centenas de comunicadores discutem “Educar para a Comunicação” no 10° Muticom, em Joinville

Cerca de 800 pessoas de 20 estados do país participam da décima edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que teve início na noite da última quarta-feira, 16 de agosto. O evento, promovido pela CNBB e sediado na cidade de Joinville (SC), irá até o próximo sábado, dia 19. Representam a Arquidiocese de Juiz de Fora o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e a assessora de comunicação, Danielle Quinelato.

A abertura do 10° Muticom foi marcada pela presença do prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Monsenhor Dário Vigannó, responsável por ministrar a primeira palestra do encontro: “A Comunicação na Igreja na perspectiva do Papa Francisco”. A mesa de honra ainda foi composta pelo presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, Dom Darci Niccioli, pelo presidente do Regional Sul 4, Dom João Francisco Salm, pelo bispo da Diocese de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, pelo prefeito do município, Udo Dohler, e pelo governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo.

Na ocasião, o assessor de comunicação da Diocese da Joinville e coordenador do Muticom, Padre Ivanor Macieski, apresentou o símbolo desta edição do evento nacional, peça que será repassada às próximas cidades que sediarão o encontro. Em sua fala inicial, o sacerdote também acolheu os participantes e comentou o tema que norteará as discussões. “Somos lideranças de comunidades, trabalhadores dos meios de comunicação, representantes de entidades, de empresas, fornecedores e trabalhadores contratados para o evento. Muitos e muitos membros da Pastoral da Comunicação. Teremos uma oportunidade única de refletirmos um tema tão importante para a atualidade: ‘Educar para a Comunicação’. A Comunicação é essencial para a vida do ser humano, é ela quem cria comunidade, possibilita a evangelização. Educar para a comunicação se torna, então, uma missão para todos nós”.

O bispo local, Dom Francisco, também deu as boas-vindas aos comunicadores. “Joinville torna-se a capital da comunicação do Brasil nestes dias. Exatamente porque aqui reúne-se uma gama de pessoas interessadas em pensar, refletir e encontrar os melhores caminhos para que Jesus Cristo e a Palavra do Pai possam ser anunciados no dia de hoje”.

Nesta quinta-feira, 17 de agosto, segundo dia de Muticom, os trabalhos foram abertos com Santa Missa, presidida por Dom Francisco Bach e concelebrada pelos (arce)bispos e padres presentes. Logo após, duas conferências preencheram a manhã dos participantes. A primeira, conduzida pela Ir. Helena Corazza, tratou “A educomunicação na vida pastoral da Igreja”. O Padre Maurício Cruz, por sua vez, falou sobre “O uso das novas tecnologias na Educomunicação”.

À tarde, os comunicadores participaram de oficinas com especialistas das mais diversas áreas da Comunicação Social e da Igreja. Uma apresentação do Balé Bolshoi do Brasil encerrou o dia.

Nesta sexta-feira (18), o Muticom continua com palestras do professor Ismar de Oliveira Soares e do repórter da RBS TV Ricardo Von Dorff, novas oficinas, presença de Pe. Zezinho e o anúncio da cidade que sediará a 11ª edição do encontro.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next