social facebook social twitter social youtube

Comunidade de Humaitá homenageia Santa Maria Eterna

Em 15 de agosto, os fiéis católicos celebram o Dia de Santa Maria Eterna. Na capela que homenageia essa denominação de Nossa Senhora, localizada em Humaitá e pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Estradas, a programação especial já começou. As festividades são regidas pelo tema “Maria, carinho de Deus na História do povo!” e pelo lema “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

A novena em honra à padroeira teve início no último dia 3 de agosto e os encontros novenários irão até o dia 11, com missas todos os dias às 19h30. No dia do encerramento da novena, haverá, após a celebração, gesto simbólico da descida solene da imagem de Santa Maria Eterna, que ficará mais próxima dos fiéis até o sábado (12). Neste dia, às 18h, a imagem da padroeira retornará à igreja, onde haverá Santa Missa e procissão com as imagens dos copadroeiros São José, São Benedito e São Sebastião, além da bênção do sal.

No domingo, dia 13 de agosto, dia dedicado aos devotos de Santa Maria Eterna e quando será celebrada a festa da padroeira, haverá alvorada festiva às 7h, seguida de café partilhado. Às 8h, carreata sairá da capela em direção à Matriz São Sebastião, no Bairro Barreira do Triunfo, onde haverá missa às 9h. Na volta a Humaitá, às 11h, haverá bênção dos automóveis e bênção solene do Santíssimo Sacramento.

Encerrando a programação do dia, haverá Santa Missa Solene às 16h, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, seguida de procissão luminosa e coroação da imagem de Santa Maria Eterna. A celebração contará com a participação de todas as comunidades da Paróquia Nossa Senhora das Estradas.

Na terça-feira, 15 de agosto, haverá repique dos sinos e oração do Ângelus ao meio-dia. Às 19h30, será realizada Santa Missa festiva e procissão com a imagem da padroeira da comunidade de Humaitá. A Capela Santa Maria Eterna fica na Rua Antônio Jacinto de Oliveira, 428 – Humaitá.

Confira a programação completa:

Até 11 de agosto – Novena
19h30 – Missas com padres convidados
*No dia 11 (sexta-feira), a celebração será às 19h. Logo após, haverá gesto simbólico da descida solene da imagem de Santa Maria Eterna, seguido de show de prêmios, às 20h30, e apresentação musical.

Dia 12 de agosto – Sábado
18h – Subida da imagem da padroeira, Santa Missa Solene e procissão com as imagens dos copadroeiros São José, São Benedito e São Sebastião, com bênção do sal
23h – Apresentações musicais

Dia 13 de agosto – Domingo – Festa da padroeira
7h – Alvorada festiva com banda de música, seguida de café partilhado
8h – Concentração para a saída da carreata que irá em direção à Matriz São Sebastião do Bairro Barreira do Triunfo
9h – Santa Missa na Matriz São Sebastião, no Barreira do Triunfo. Após a celebração, a carreata retorna a Humaitá
11h – Chegada a Humaitá, bênção dos automóveis e bênção solene do Santíssimo Sacramento
11h – Início do almoço de Santa Maria Eterna
14h – Leilão de gado
16h – Santa Missa Solene presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, seguida de procissão luminosa e coroação da imagem da padroeira
18h30 – Leilão de prendas e assados e show de prêmios
21h – Queima de fogos em homenagem à padroeira
21h30 – Show de encerramento da festa

*Nos dias 11, 12 e 13 haverá funcionamento de barraquinhas.

Dia 15 de agosto – Terça-feira – Dia de Santa Maria Eterna
12h – Repique dos sinos e oração do Ângelus
19h30 – Santa Missa Festiva e procissão com a imagem da padroeira


Outras informações:
Paróquia Nossa Senhora das Estradas: (32) 3221-0404
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next