social facebook social twitter social youtube

Tristeza, saudade e agradecimento marcam missa de sétimo dia de Mons. Viana e Dona Ilda

Na noite da última sexta-feira, 16 de junho, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Santa Missa do sétimo dia de falecimento de Monsenhor Antônio Cornélio Viana e de Ilda Maria Nader Araújo, em Igrejinha. O sacerdote e a colaboradora da Paróquia Nossa Senhora das Estradas foram vítimas de acidente de carro na BR-267, no sábado (10).

A missa, realizada na Quadra Agente do Amanhã (Curumim), foi concelebrada pelo vigário forâneo da Forania Nossa Senhora da Conceição, Frei Carlos Roberto de Oliveira Charles, OFM Conv. e pelos padres Dione César de Oliveira Goulart, Flávio Ferraz de Assis, Gleydson Pimenta de Faria e Liomar Rezende Moraes. Também estavam presentes os diáconos Ruy Figueiredo Neves, Antônio Claret Titoneli Pinto e Jorge Luis dos Santos (Tuíte).

Durante sua homilia, Dom Gil refletiu sobre as leituras do dia, principalmente o evangelho escolhido para a ocasião: a passagem em que Jesus anuncia-se como o “Bom Pastor” (cf. Jo 10). “Jesus queria para o seu rebanho bons pastores. E por isso nós escolhemos para esta missa em sufrágio da alma de nosso tão querido, estimado e saudoso Mons. Viana este evangelho, porque, meus caros irmãos, todos nós estamos convencidos de que ele foi, de fato, um imitador de Jesus, um bom pastor”.

O arcebispo ainda falou às centenas de pessoas presentes - pertencentes à própria Paróquia Nossa Senhora das Estradas e a outras comunidades da Arquidiocese - sobre a tristeza em perder Monsenhor Viana, mas ao mesmo tempo da gratidão de tê-lo tido em nosso meio. Dom Gil lembrou a frase dita pelo presbítero no momento em que chegou a Igrejinha: “Eu vim para amar vocês”.

“Tenho convicção plena de que ele realizou aquilo que Jesus esperava dele. E vocês foram o último rebanho que Jesus deu a este excelente sacerdote, a este bom pastor que andou em nosso meio. Por isso essa missa de hoje é uma missa de saudade, e certamente de alguma tristeza, que nós temos direito de ter no coração. Ao mesmo tempo, meus irmãos, essa missa é de ação de graças. Agradecemos a Deus pelo presente que Ele nos deu na pessoa do Mons. Viana e das coisas que ele fez”, finalizou.

Dom Gil Antônio Moreira também anunciou à comunidade que os diáconos Ruy e Claret serão os responsáveis por cuidar das partes administrativa e pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Estradas até a chegada de outro sacerdote. O vigário forâneo, Frei Carlos, auxiliará nas Celebrações Eucarísticas.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next