social facebook social twitter social youtube

Festa de Santo Antônio reúne cerca de 7 mil pessoas em Seminário Arquidiocesano

Na última terça-feira, 13 de junho, Dia de Santo Antônio, uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, encerrou a festa do Seminário Arquidiocesano, dedicado ao santo português. Concelebraram com o arcebispo o reitor, Padre Roberto José da Silva, o vice-reitor, Padre Tarcísio Marcelino Ferreira Monay, e os padres formadores.

A Santo Antônio foi dado, pela Igreja, o título de Doutor do Evangelho. Mas, para Dom Gil, que também carrega o nome “Antônio”, o santo casamenteiro pregou muito mais pela vida do que pela Palavra. Durante sua homilia, o arcebispo refletiu sobre o exemplo que o santo deve ser para seminaristas e padres. “Dar a Santo Antônio o patrocínio de um seminário é muito apropriado, porque ele foi seminarista, foi noviço e, depois, foi padre. Foi grande estudioso da Bíblia e das coisas de Deus, da Teologia. Foi um grande pregador e foi um homem que soube assumir na sua vida a simplicidade que Deus espera de todos nós. Santo Antônio é padroeiro desta casa porque ele deve ser olhado pelos seminaristas, assim como pelos formadores e funcionários, como alguém que é exemplo”.

Segundo Padre Roberto, reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, cerca de sete mil pessoas participaram dos dez dias de festa - incluindo a novena, iniciada no dia 4 de junho, e a festa social, realizada a partir do dia 9. Em entrevista, ele afirmou que as festividades tiveram o objetivo de congraçamento, de encontro entre as pessoas, mas também o de ajudar na manutenção do seminário. “Durante esse tempo, tivemos o olhar voltado para Santo Antônio, redescobrindo a figura dele, não tanto como aquele homem dos milagres, mas como o homem da Palavra. Ele foi um homem que encarnou a Palavra de Deus”, finalizou.

O Seminário Santo Antônio foi fundado em 1º de março de 1926 por Dom Justino José de Santana. A instituição acolhe os candidatos ao presbitério da Arquidiocese de Juiz de Fora e desenvolve com eles um projeto pedagógico de formação através das dimensões espiritual, comunitária, afetiva, intelectual e pastoral, respeitando as quatro principais etapas: Seminário Menor Bento XVI, Propedêutico, Filosofia e Teologia. O Seminário ainda abriga o ITASA – Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio, que, em parceria com o CES/JF oferece os Cursos de Filosofia e Teologia.


Outras informações:
Seminário Arquidiocesano Santo Antônio: (32) 3239-8600
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next