social facebook social twitter social youtube

Comunidade participa da Procissão e Missa de Ramos

*Texto retirado do site da Catedral Metropolitana

17884598 1266773640037233 3064187218904925610 nFoto: Assessoria de Comunicação - Catedral MetropolitanaCrianças, jovens, adultos e idosos participaram ativamente da celebração que marcou o início da Semana Santa na Catedral. O Domingo de Ramos contou com a presença de milhares de fiéis, que participaram da bênção dos Ramos na Igreja São Sebastião, da procissão e da missa na Catedral.

A celebração solene aconteceu às 10h, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira. Em sua homilia, ele destacou o significado do Domingo de Ramos e da Semana Santa para a vida de todos os cristãos. E explicou que os Ramos devem ser guardados com fé e, quando necessário, queimados com respeito.

Ao final da missa, o arcebispo realizou, em nome de toda a arquidiocese, a entrega de livros da literatura católica e da literatura clássica para o meritíssimo juiz da Vara de Execução Penal de Juiz de Fora, Evaldo Elias Penna Gavazza, para a elaboração da biblioteca das unidades prisionais da cidade, que servirá ao projeto “Remissão por Leitura”, apoiado pela Pastoral Carcerária (PCr) arquidiocesana. Também foi apresentado um novo Assessor da PCr, que será o Padre Norbert Ernst Prittwitz, SVD.

Com relação à Semana Santa, Dom Gil disse que esta é a “semana maior” vivida pelos católicos, não de tamanho, mas de importância. E que “Jesus é a esperança da humanidade contra toda corrupção e injustiça. Por isso, devemos estender os tapetes de ramos espirituais em nossos corações”.

O arcebispo lembrou, ainda, o falecimento de Dom Frei Clóvis Frainer e explicou que na Semana Santa não se celebra missa de Sétimo Dia. O Vigário Geral da Arquidiocese e Pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, fez a leitura da carta de condolências enviada pelo Papa Francisco.

Participação dos fiéis

Para a aposentada Vânia Leandro Santos, 53 anos, que é paroquiana da Catedral há mais de 10 anos, o Domingo de Ramos é uma celebração importante para este momento tão especial da vida dos fiéis e, por isso, ela faz questão de participar.

“Hoje é um dia muito especial, porque marca o início dessa semana mais voltada para o amor, o perdão, o jejum e a caridade. Nesta semana somos chamados a ser mais solidários com os nossos irmãos”, afirmou.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next