social facebook social twitter social youtube

Encontro de Educadores Católicos reúne 180 pessoas no prédio da Cúria Metropolitana

*Texto e fotos: Leandro Novaes (Jornal Folha Missionária)

Encontro Educadores 2Na manhã do último sábado, 8 de abril, cerca de 180 pessoas participaram do X Encontro de Educadores Católicos de Juiz de Fora, realizado no auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana. O evento teve início às 8h, com a celebração da Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom Gil Antônio Moreira. Em seguida, todos assistiram a uma palestra com o professor Ailton Dias de Melo, que abordou o tema “Olhar além do que se pode ver”.

Dom Gil ressaltou que “os professores são solicitados a transmitir aos alunos, além das matérias obrigatórias, uma formação para a própria vida. Todos os anos, temos tido uma acolhida muito grande a este convite. Nosso objetivo é fazer com que eles reflitam sobre a fé, que é algo muito importante na educação dos jovens”.

A diretora do Colégio Santos Anjos e integrante da Pastoral das Escolas Católicas, Cátia Maria Rodrigues da Silva, destacou que o evento é aberto para todos os educadores das escolas católicas, não só os professores, mas todos aqueles que trabalham e estão envolvidos na educação dos alunos. Ela ressalta ainda o crescimento do encontro. “Este encontro acontece uma vez por ano. Anteriormente, era realizado nas escolas, mas devido ao grande número de participantes, optamos por fazer aqui na Cúria este ano. É um momento celebrativo, de encontro com nosso pastor Dom Gil e também de reflexão do nosso papel como educadores”.

O palestrante do dia, professor Ailton Dias de Melo, explicou que a proposta da palestra é fazer uma provocação com relação à forma de pensar o mundo contemporâneo, os desafios da atualidade. “A grande questão é fazer com que as escolas, através dos professores, sejam abertas às necessidades, oportunidades e demandas que os alunos têm atualmente. Portanto, nosso objetivo é mostrar que a escola precisa de novas perspectivas, novas formas de fazer a educação”.

Essa foi a décima edição do encontro, que acontece tradicionalmente no período da Quaresma, dias antes da Páscoa. Durante a abertura, Dom Gil pediu a todos que rezassem por Dom Clóvis Frainer, segundo arcebispo da Arquidiocese de Juiz de Fora, falecido no dia 4 de abril.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next