social facebook social twitter social youtube

Palestra sobre Ideologia de Gênero reúne centenas de pessoas no Edifício Christus Lumen Gentium

DSC08597Na noite da última segunda-feira, 13 de março, centenas de pessoas, entre religiosos, agentes de pastoral e leigos, acompanharam, no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana, palestra sobre a Ideologia de Gênero e a sua inclusão no Plano Municipal de Educação (PME) de Juiz de Fora. O evento, organizado pelo Vicariato para Vida e Família, foi conduzido pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

O tema “Ideologia de Gênero” foi abordado pelo professor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Padre Elílio de Faria Matos Júnior, Mestre em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), e pelo juiz da Vara de Execuções Criminais de Juiz de Fora, Evaldo Elias Penna Gavazza. Na ocasião, estiveram presentes 13 dos 19 vereadores do município, sendo que outros três justificaram a ausência.

Ao falar sobre o objetivo do evento, Dom Gil afirmou que o interesse da Igreja Católica em Juiz de Fora é a defesa dos direitos da família na educação de seus filhos, o que é garantido pelo Plano Nacional de Educação. “Em algumas câmaras municipais, às vezes, o plano não corresponde exatamente àquilo que foi decidido em nível nacional. Então, hoje nós estamos aqui também estudando um pouco o Plano Municipal de Educação para verificar se esse aspecto, o direito das famílias de educarem os seus filhos conforme a sua consciência, está preservado”.

O vigário episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro Lima da Silva, ressaltou que a realização do encontro demonstra a preocupação da Igreja em relação à corrente filosófica chamada Ideologia de Gênero. “Esta corrente vem desconstruir o conceito de família, do matrimônio e também da sexualidade humana. Então este evento tem como objetivo esclarecer as pessoas, principalmente os vereadores, sobre o desafio e o grande impacto se a ideologia for aplicada no Plano Municipal de Educação”.

DSC08551Padre Elílio foi o primeiro a se pronunciar, e focalizou o tema Ideologia de Gênero sob o ponto de vista filosófico e teológico. “Existe uma fundamentação filosófica, uma teoria por detrás da Ideologia de Gênero. É um projeto que visa a revolucionar a compreensão que nós temos de sociedade e família. O que eu vou tentar mostrar é até que ponto nós podemos concordar com isso e quais são os perigos se a gente ultrapassar uma determinada linha”.

Em sua fala, o juiz da Vara de Execuções Criminais de Juiz de Fora, Evaldo Elias Penna Gavazza, destacou a questão da legalidade na adoção da Ideologia de Gênero em relação aos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário e com relação à Constituição Federal. Dr. Evaldo falou ainda das consequências da implementação dessa ideologia. “A principal consequência é a perda de uma identidade. Efetivamente, todos nós nascemos biologicamente com uma identidade. Em determinado momento da vida, as pessoas assumem uma orientação, assumem uma identidade sexual, mas essa identidade não faz com que ela passe a não ser nada. Na Teoria de Gênero você não é homem, não é mulher, você não é nada. Ela é, na verdade, uma publicização da intimidade”.

Quando tomou a palavra, o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Rodrigo Mattos, agradeceu o convite para participar da palestra e falou da importância da discussão pública de temas relevantes para a sociedade. “Temas como esse são importantes para mobilizar as pessoas e para vocês conhecerem o posicionamento que cada vereador vai ter em votações que são de interesse coletivo. Isso engrandece o debate. A Câmara vai estar de portas abertas para receber todos vocês”.

No final do encontro, os vereadores presentes se comprometeram em excluir do Plano Municipal de Educação qualquer referência, mesmo que velada, à Ideologia de Gênero. A votação do plano deve ser feita até o final deste mês.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next