social facebook social twitter social youtube

Dom João Justino é nomeado arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros

*Informações retiradas do site da Arquidiocese de Belo Horizonte

Dom João JustinoO Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, dia 22 de fevereiro, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João Justino de Medeiros Silva, para a Arquidiocese de Montes Claros. Dom João, que é natural de Juiz de Fora, será arcebispo coadjutor.

O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, agradeceu a Dom João Justino pela dedicação àquela arquidiocese. “A Arquidiocese de Montes Claros, com a nomeação do Papa Francisco, ganha um dedicado e entusiasmado servidor que, exemplarmente, testemunha o Evangelho de Jesus Cristo. Vamos juntos pedir a Deus que continue a iluminar o ministério de Dom João Justino nessa nova missão”.

Clique aqui e confira as mensagens que Dom João Justino enviou a Dom Walmor e a todos da Arquidiocese de Belo Horizonte, e ao arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, e a todos desta arquidiocese.

Conheça Dom Justino

Dom João Justino de Medeiros Silva é doutor e mestre em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma. Em 1984, ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, onde cursou Filosofia e Teologia. Gradou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, foi Vigário Episcopal para a Cultura, Educação e Juventude e secretário do Colégio de Consultores. Foi professor e coordenador do curso de Teologia do CES/JF. Em 2004, tornou-se reitor do Seminário Arquidiocesano de Juiz de Fora/MG. Na cidade mineira, também foi pároco-solidário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica e Paróquia Bom Pastor. Também foi Vigário Paroquial na Paróquia São Pedro.

Em 2015, já na Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom João Justino foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). Também foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Educação, do Regional Leste 2 da CNBB (Minas e Espírito Santo).

Em março de 2016, foi nomeado membro da Comissão de Cultura e Educação do Setor Universidades do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), responsável pelas pastorais de Educação e Cultura no Cone Sul.

Filho do casal Justino Emílio de Medeiros Silva e Maria de Lourdes Medeiros Silva, Dom João Justino nasceu no dia 22 de dezembro de 1966 em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado padre em 13 de dezembro de 1992. O Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 21 de dezembro de 2011. Dom João Justino recebeu a ordenação episcopal no dia 11 de fevereiro de 2012, na Catedral de Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG).


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next