social facebook social twitter social youtube

Ano Novo, novos passos, novas esperanças

Quando começa o ANO NOVO, tudo toma novo impulso e o que mais se reveste de novos matizes é a esperança. Esperança de mais paz, de mais harmonia, de mais fraternidade, de mais justiça, de mais amor. O que mais podemos desejar a quem nos é caro? 

O mundo tem sede de tudo isto. Afinal, o mundo tem sede de Deus! Sem Deus, tudo perece e tudo perde sentido. Ainda que muitos problemas fossem resolvidos, uma nova situação sem Deus, seria como um corpo bonito, mas sem alma.

Somos, na condição de batizados, chamados a oferecer este Deus ao mundo de hoje tão desumano, tão violento, tão materialista, tão secularista, mas também, em muitos aspectos, tão aberto às coisas espirituais, tão preocupado com os direitos individuais e coletivos. Há, sem dúvida, uma porta aberta para quem quiser evangelizar. A condição é uma só: ser plenamente convicto na sua fé e autêntico na vivência de sua crença. Evangelizamos por aquilo que falamos, mas muito mais por aquilo que somos.

Em 2015, somos convidados pelos Bispos do Brasil, pela CNBB, ao ANO DA PAZ, com o fim de diminuir os conflitos e as mortes violentas neste País que, há muito perdeu a segurança. Morrem jovens, crianças e adultos todos os dias sem que haja alguma ação mais definida e concreta para combater a violência e o desrespeito pela dignidade da pessoa humana.

Será também ANO DA VIDA CONSAGRADA, iniciativa feliz do Papa Francisco, para que as famílias, os jovens, as crianças descubram como é feliz quem se doa inteiramente a Deus. Para isto é preciso que a sociedade se conscientize que sem Deus ela não sobrevive. O Ano da Vida Consagrada quer também despertar nos religiosos novo vigor e esperança.

Tudo isto para que juntos e, sobretudo unidos em nome de Cristo, demos um passo à frente na implantação do Reino. Ano Novo, vida nova, passos novos! Novas esperanças!

Invoco de Deus uma especial bênção para todos, com o texto sagrado que a Igreja oferece na liturgia da Missa de passagem do ano:

Que Deus todo-poderoso fonte e origem de toda bênção, vos conceda a sua graça, derrame sobre vós as suas bênçãos e vos guarde sãos e salvos todos os dias deste ano.
Que Ele vos conserve íntegros na fé, pacientes na esperança e perseverantes até o fim na caridade.
Que ele disponha em sua paz vossos atos e vossos dias, atenda sempre as vossas preces e vos conduza à vida eterna. Amém.

Feliz Ano Novo é uma prece que faço, com fervor e em favor de todos, ministros ordenados e leigos, desejando-lhes uma chuva de graças em 2015.

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

Artigos

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Prev Next