Dom José Eudes toma posse como Bispo de São João del-Rei

O clima era de expectativa nos arredores da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Uma multidão cercava o templo na tarde de sábado (02) aguardando o iniciar da Cerimônia de Posse Canônica do novo bispo de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento. Foi ao som de buzinas e aplausos que o bispo foi acolhido pelo povo. Uma mistura de emoções e agradecimentos após o período de um ano em Vacância.

Catedral repleta, 18 bispos, centenas de padres, milhares de pessoas na área externa. Familiares e amigos. Todos, juntos, saudando o novo pastor da região são-joanense.

Ao som da “Marcha da Igreja” foi dado início aos ritos de posse. Dom José Eudes subiu a escadaria da Catedral acompanhado do Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e do bispo emérito de São João del-Rei, Dom Waldemar Chaves de Araújo. Logo na entrada, a Banda de Música Teodoro de Faria executava o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Pontifício.

Seguindo o tradicional Rito da Igreja Católica, o bispo beijou o chão da Catedral, beijou o Crucifixo e aspergiu a si mesmo e aos presentes com água benta. Visitou a Capela do Santíssimo Sacramento, onde fez suas orações, e se dirigiu ao presbitério, onde se encontravam os demais membros do Colégio de Consultores. Ao todo foram 13 momentos vivenciados pelo bispo durante a cerimônia.

As Letras Apostólicas foram apresentadas ao Colégio de Consultores e lida, em seguida, pelo Chanceler da Cúria, Padre Adriano Tércio Melo de Oliveira. Após a leitura, Dom José recebeu o Báculo e foi conduzido à Cátedra. Foi o momento de receber os cumprimentos. Após o ato de devoção à Nossa Senhora do Pilar, foi dado a benção das Velas.

Concluindo o Rito Canônico, foi iniciado o cortejo até o Largo do Rosário. Do lado externo da Catedral, muitos aplausos e gritos do povo ao novo pastor. Nem a alta temperatura e o forte calor vindos do sol puderam afastar a população. Faixas, bandeiras de pastorais e movimentos, enfim, muitas manifestações de carinho e acolhida.

A primeira missa de Dom José Eudes como, oficialmente, bispo de São João del-Rei foi celebrada de forma campal, no Largo do Rosário. Sacerdotes, familiares e amigos acompanharam de perto a cerimônia que seguiu a liturgia da Festa da Apresentação do Senhor.

Um cenário lindo, composto pela luz do fim da tarde, a arquitetura histórica da cidade e a expressão no olhar das pessoas. Tudo, embalado por um coro de vozes que mesclava a tradição dos Coroinhas de Dom Bosco com forma contemporânea dos corais paroquiais. Estava ali, nítida, a união de carismas, estilos e devoções para acolher o novo bispo.

Em sua homilia, o bispo reforçou as expectativas diante da nova missão e transmitiu palavras de amor e unidade. Em atitude de solidariedade, ele pediu um minuto de silêncio em memória das vítimas da tragédia em Brumadinho.

Ao final da celebração, Dom José realizou o envio dos sacerdotes da Diocese e entregou – um a um – uma vela acesa, reforçando o compromisso de missão da Igreja e de unidade ao seu novo pastoreio. Uma vela também foi entregue à Dona Virgínia, mãe de Dom José.  Em meio as emoções, o bispo reforçou a presença materna em sua caminhada vocacional.

Terminada toda a cerimônia, Dom José fez seus agradecimentos e acolheu toda a população. Ele é natural de Barbacena e teve seu primeiro contato com a região de São João del-Rei no início de sua caminhada vocacional.

Foi ordenado sacerdote em 1995, atuando em diversas paróquias da Arquidiocese de Mariana. Sua sagração episcopal se deu no dia 15 de setembro de 2012, tomando pose na Diocese de Leopoldina em setembro. Seu lema episcopal é: “Servus in charitate” que significa “Servo no amor”.

Fonte: Site da Diocese de São João del-Rei