Dom José Eudes é apresentado em Coletiva de Imprensa

0

No último sábado (02) ocorreu a posse de Dom José Eudes Campos do Nascimento, novo bispo de São João del-Rei, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, no centro da cidade. Horas antes da cerimônia, aconteceu uma coletiva de imprensa para a apresentação de Dom José Eudes. Jornalistas e agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) de toda a região estiveram presentes.

Para a coletiva Dom José chegou acompanhado de Dom Gil Antônio Moreira e do então administrador diocesano, padre Dirceu de Oliveira Medeiros. Os padres Rondineli Cristino, Marcos Alexandre, Admilson Paiva, Adriano Oliveira e Everaldo José Sales Borges (de nossa arquidiocese) também marcaram presença.

O evento começou com uma breve oração e com agradecimentos aos participantes. Em seguida, as perguntas para o novo bispo se iniciaram, a maioria dos agentes da Pascom estavam em busca de saber os planos para determinadas frentes de trabalho: juventude, comunicação, preservação de tradições, questões sociais, etc. Contudo, Dom José apontou a necessidade de maior conhecimento acerca da realidade local. Bastante ponderado, “preciso primeiro conhecer a realidade para depois me comprometer”, disse ele e apresentou seu plano de conhecer a todas as paróquias da cidade já nos próximos dias.

O bispo explicou suas expectativas a respeito do trabalho a ser efetuado. “Vou me reunir com os padres, conhecer a realidade, ouvir as lideranças, ir às irmandades, para dar sequência ao trabalho que vinha sendo feito. As expectativas são as melhores. Sei que não estou sozinho. Quero trazer um pouco do que vivenciei como bispo, durante mais de seis anos, e aprender com vocês. ” Sua trajetória, devoção por São João Bosco, amor a juventude e caráter missionário, foram temas também abordados.

Um destaque foi a quantidade de agentes da Pastoral da Comunicação, de diversas paróquias, inclusive das cidades da região. Dom José relatou estar bastante feliz com o número de agentes e declarou seu apoio a esse trabalho, que a igreja tem investido cada vez mais. “Devemos aperfeiçoar a comunicação e usar ela a serviço da vida sempre”, declarou.

Além disso, foi relevante a recordação a Brumadinho em uma das perguntas. Ela levou o bispo a relembrar o que aconteceu em Mariana, a oportunidade que teve de ver, pessoalmente, a dor e o sofrimento daquelas pessoas. O bispo pediu empatia e nossas orações por Brumadinho, e afirmou que pretende tomar conhecimento se existe casos similares na região de sua diocese.

“Danos humanos e socioambientais são irreparáveis e apontam para algo que já é tão evidente: é preciso repensar modelos de desenvolvimento que desconsideram o respeito a natureza. Repensar as prioridades que se tem dado a vida”, declarou.

Dom Gil Antônio, declarou sua alegria em ver Dom José Eudes como novo bispo, o 5º dessa Diocese. “É a pessoa certo para o lugar certo! Vamos continuar nosso trabalho na província eclesial”, reiterou ele. Ficou muito satisfeito com as perguntas feitas, pois “elas deram oportunidade a todos conhecer um pouco mais da alma e da mente do bispo que está chegando por aqui”, disse o arcebispo de Juiz de Fora. Concluiu ressaltando a importância das artes sacras, das riquezas que a Igreja tem, que são tradição da região de São João del-Rei.

Ao final, os padres Rondineli e Dirceu agradeceram a presença de todos. Assim também o fez Dom José Eudes, que finalizou com um pedido: “Rezem, rezem, rezem por mim”.

 

Conteúdo Relacionado
X