Comissão oferece cursos de acompanhamento de adolescentes e jovens

0

Em janeiro de 2019, terá início mais uma série de módulos dos cursos oferecidos pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Recebem inscrições os cursos de pós-graduação e de extensão em Acompanhamento de adolescentes e jovens e em Pastoral Juvenil.

As pós-graduações (Lato Sensu) são oferecidas em três módulos anuais consecutivos no mês de janeiro, com a possibilidade de ser iniciado em qualquer um dos módulos. Em 2019, os encontros serão de 3 a 17 de janeiro.

No acompanhamento de adolescentes e jovens, o objetivo é promover a reflexão sobre o acompanhamento das diversas juventudes nos variados cenários da sociedade brasileira, como famílias, escolas, universidades, obras sociais, grupos de jovens, centro de recuperação de dependentes químicos e de reabilitação de adolescentes e jovens.

É destinado a assessores, educadores, professores, consagrados, ministros ordenados e leigos, capacitando-os ao acompanhamento de adolescentes, jovens e grupos de jovens de paróquias, comunidades, obras sociais, colégios e faculdades. A coordenação está sob a responsabilidade do assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, Padre Antonio Ramos do Prado.

Já a pós-graduação em Pastoral Juvenil tem por objetivo possibilitar a especialização nesta temática, por meio do diálogo entre as ciências, favorecendo a fundamentação da concepção de pessoa e sua formação, ampliando o conhecimento das culturas juvenis no contexto contemporâneo e apresentando recursos e ferramentas metodológicos para o trabalho pastoral de assessoria e de acompanhamento de jovens e de grupos juvenis.

O curso destina-se a sacerdotes, religiosos e religiosas, educadores, assessores de pastoral e coordenadores de grupos jovens e/ou de organizações que trabalham com jovens. A coordenação é da irmã Adair Aparecida Sberga.

Curso de extensão

Também com aulas de 3 a 17 de janeiro, os cursos de extensão oferecem certificação conferida pelo Unisal, no total de 90 horas. No contexto do Acompanhamento de Adolescentes e jovens, a intenção é promover a capacitação de pessoas para acompanhar adolescentes e jovens em seus processos de formação integral, por meio das ciências (Teologia, Antropologia, Psicologia e Sociologia). Destina-se a casais, professores, educadores, assessores, sacerdotes, religiosos, catequistas e jovens acima de 24 anos.

A extensão em Pastoral Juvenil objetiva promover a reflexão acerca da cultura juvenil contemporânea, da concepção de pessoa e construção de sua identidade. Também pretende disponibilizar propostas metodológicas e recursos didáticos que possibilitem a assessoria e acompanhamento de jovens e grupos juvenis das paróquias, escolas e outras organizações que trabalham com esse público.

Os destinatários são sacerdotes, religiosos, educadores, assessores de Pastoral de colégios e coordenadores de grupos de Pastoral Juvenil ou de organizações que trabalham com jovens.

Mais informações, acesse o link do curso correspondente:

https://unisal.br/cursos/posacompanhamento/

https://unisal.br/cursos/pospastoral/

https://unisal.br/cursos/acompanhamento-de-adolescentes-e-jovens-extensao/

https://unisal.br/cursos/pastoral-juvenil/

*Fonte: Site da CNBB

Conteúdo Relacionado
X