COMIDI promove Encontro para assessores da Infância e Adolescência Missionária

0

Nos dias 10 e 11 de novembro será realizado, em Juiz de Fora, o EFAIM, Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O evento, promovido pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), acontecerá na Casa de Formação do Verbo Divino, no Colégio Academia.

“Teremos como grade objetivo o resgate da IAM nas paróquias e comunidades, assim como, também, a implantação nos lugares que ainda não conhecem essa obra e que nunca a tiveram”, disse o assessor do COMIDI em nossa Igreja Particular, Padre Leonardo Loures, em entrevista à Rádio Catedral.

O sacerdote também explicou o que é a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, que está presente em todo o mundo. “Essa obra já tem 175 anos, foi fundada na França em 1843. Juntamente com as Obras Missionárias para a Propagação da Fé e de São Pedro Apóstolo constitui as Pontifícias Obras Missionárias. Hoje a IAM está presente em todos os continentes, está em mais de 130 países. Aqui no Brasil, ela foi trazida por missionários franceses em 1958”.

A IAM, como explica Padre Leonardo, tem como finalidade suscitar o espírito missionário universal nas crianças, desenvolvendo nelas o protagonismo na solidariedade e também na evangelização. “O diferencial que eu vejo nessa obra é que, nela, as crianças ajudam e também evangelizam crianças. São crianças em favor de outras crianças. E é bom deixar claro que a IAM não é uma catequese, mas ajuda na formação da criança e do adolescente. A IAM tem uma metodologia de trabalho que leva as crianças e os adolescentes a estarem mais atentos às questões que acontecem ao seu redor e, também, em todo o mundo. É uma obra que merece ser conhecida ou então resgatada pelas comunidades”.

A IAM está presente em duas paróquias de Juiz de Fora – Santa Rita de Cássia (Bonfim) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Floresta) – e tem sido reforçada desde que os trabalhos do COMIDI foram retomados. Para mais informações sobre o encontro deste final de semana, basta entrar em contato no Centro Arquidiocesano de Pastoral, na Cúria Metropolitana de Juiz de Fora, pelo telefone (32) 3229-5466.

O Colégio Academia, onde será realizado o encontro, fica localizado na Rua Halfeld, 1179 – Centro.

*Com informações do site da Rádio Catedral

Conteúdo Relacionado
X