Atendimento

Comunicado aos nossos usuários

Nos últimos anos a demanda por busca em livros paroquiais e emissão de certidões cresceu assustadoramente. O aumento se deu, principalmente, devido ao número significativo de brasileiros em busca da regularização de sua vida civil em outros países – dupla cidadania. Com a preocupação constante de melhorar os serviços prestados aos nossos usuários, o Arquivo Histórico Arquidiocesano de Juiz de Fora passou a receber 24 (vinte e quatro) pesquisas por mês. Esta iniciativa foi fundamental para se conseguir reduzir o tempo de espera pelo resultado das mesmas.

Para proceder ao pedido de busca de assentos religiosos, envie a sua solicitação para o e-mail do Arquivo (arquivo@arquidiocesejuizdefora.org.br), mencionando todos os dados necessários à pesquisa. O Arquivo está recebendo esses pedidos somente no primeiro dia útil de cada mês, a partir das 8h da manhã. O critério de seleção das vinte e quatro pesquisas relaciona-se à entrada dos 24 (vinte e quatro) primeiros e-mails no computador do Arquivo.

As dúvidas poderão ser respondidas pessoalmente no Arquivo, ou através do telefone (32) 3229-5450, no horário de 13h30 às 16h30, ou ainda pelo e-mail arquivo@arquidiocesejuizdefora.org.br.

Serviços
O Arquivo Arquidiocesano de Juiz de Fora presta atendimento para:
– Busca em livros paroquiais (batismo / crisma / casamento / óbito);
– Emissão de certidão religiosa (batismo / casamento / crismas / óbito);
– Pesquisa presencial junto às fontes documentais.

Normas e Procedimentos

Para a solicitação de busca, é necessário:

a) apresentar o pedido por escrito ao Arquivo (por e-mail);
b) ter o pedido aprovado pelo Arquivo (pesquisa viável);
c) ter recolhido a taxa pertinente;
d) ter enviado o comprovante de pagamento da taxa (pode ser por e-mail).

No pedido é necessário informar:

– Tipo de busca: batizado / casamento / crisma / óbito;
– Nome das pessoas envolvidas e respectivas filiações;
– A data do evento ou o período aproximado;
– Local onde ocorreu o evento (batizado / casamento / crisma / óbito).

O resultado da busca será encaminhado ao solicitante por escrito através do “Extrato de Busca”, no qual será notificado se foi ou não localizado o registro e os livros e períodos pesquisados. O resultado segue através dos correios para o endereço fornecido pelo solicitante.

O “Extrato de Busca” não contém informações específicas do texto do assento localizado, este só será apresentado na íntegra, através da emissão da certidão de inteiro teor.

Ratificamos, portanto, que só serão aceitos 24 (vinte e quatro) pedidos de pesquisas de 24 (vinte e quatro) solicitantes, sendo aceita somente uma pesquisa por pessoa.

Aconselha-se a todos que não foram contemplados na seleção de pedidos que, permanecendo a necessidade, reapresentem o seu pedido de buscas em livros paroquiais no mês subsequente.

Lembramos a todos que o serviço de buscas que o Arquivo Histórico Arquidiocesano de Juiz de Fora presta a seus usuários é, na verdade, uma ampla pesquisa realizada através de dezenas de livros de assentos religiosos, sempre partindo da localidade indicada e, caso não seja localizado o assento procurado, partimos para os livros de todas as igrejas circunvizinhas. É feito pela equipe do setor um “Plano de Pesquisa” para cada pedido, de acordo com a área eclesiástica abrangida e vinculações canônicas entre igrejas matrizes e capelas. Por isso, pedimos que seja indicada somente uma localidade. A realidade da documentação eclesiástica é completamente diferente da realidade da documentação cartorial civil de nosso país.

 Não temos acervos digitalizados, a pesquisa é manual e o acervo numeroso para assentos religiosos, ou seja, tratam-se de pesquisas longas. Estabelecendo um número fixo de pesquisas a cada mês, estamos abreviando consideravelmente o tempo de espera pelo resultado.

A equipe do Arquivo Histórico Arquidiocesano de Juiz de Fora, embora pequena, é composta de profissionais da área de História com conhecimento da técnica de leitura paleográfica e treinados na grafia de época e suas variações. Além disso, a equipe é altamente consciente da importância de seu trabalho para cada usuário, na busca de seus direitos civis.

Para o atendimento de pesquisadores junto às fontes documentais

– A consulta direta ao acervo documental é realizada às quintas e sextas-feiras, no horário de 13h30 às 16h30;

– Há necessidade de agendamento antecipado, que poderá ser feito pessoalmente, pelo telefone (32) 3229-5450, no horário de 13h30 às 16h30, ou pelo e-mail arquivo@arquidiocesejuizdefora.org.br;

As Normas de acesso ao acervo documental encontram-se disponíveis na sala de pesquisa.

O Arquivo disponibiliza a consulta pessoal ao acervo de documentos sem custos.

Recolhimento de taxa de prestação de serviço, mediante tabela abaixo:

Taxas de prestação de serviços do Arquivo:
– Certidões do ano de 1700 a 1850: R$ 115
– Certidões do ano de 1851 a 1930: R$ 100
– Certidões do ano de 1931 a atual: R$ 50
– Solicitação de busca em livros paroquiais: R$ 60
– Certidão negativa: R$ 60 (finalidade: cidadania) / R$ 50 (finalidade: realização de sacramentos)
– Retificação em livros paroquiais: R$ 90 (abertura de processo)

A Cúria Metropolitana não faz transcrição de assentos paroquiais, apenas a emissão de certidão.

Antes de fazer qualquer pagamento, é necessário entrar em contato com a equipe do Arquivo Arquidiocesano para que seja verificada a disponibilidade da realização da pesquisa.

Atenção: O pagamento de taxas poderá ser efetuado diretamente na Tesouraria da Cúria Metropolitana, no horário de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, ou através de depósito bancário. Consulte a equipe do Arquivo.

Sacerdotes em consulta no Arquivo
Sacerdotes em consulta no Arquivo
Arcebispo de Juiz de Fora em visita ao Arquivo
Arcebispo de Juiz de Fora em visita ao Arquivo
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