Artigos

A Igreja tem candidatos?

Há muitos anos a Igreja, seja pelos documentos papais, seja pelos pronunciamentos das Conferências Episcopais, tem procurado ser isenta nas opções político-partidárias, não indicando candidatos e não privilegiando partidos. Ela, contudo, indica princípios e critérios a partir dos Santos…

Nossa Senhora Aparecida e as Eleições

A maioria dos brasileiros confia na intercessão de Maria, a Mãe do Senhor. Afinal, foi a Virgem de Nazaré que socorreu a família de Caná da Galileia, quando esteve em apuros. Dirigindo-se a Jesus, sua prece de intercessão foi atendida de imediato. A única recomendação dada por ela foi essa:…

Eleições 2018

Para auxiliar os fiéis no exercício de sua cidadania, a Arquidiocese de Juiz de Fora ofereceu aos seus fiéis orientações a respeito das atuais eleições. O texto inspirou-se no Evangelho, na afirmação do Papa Francisco que diz que todos os cristãos, incluindo os Pastores, são chamados a…

Eleições, Momento Grave

No próximo dia 7 de outubro, o Brasil vai novamente às urnas. O momento reveste-se de grande importância, pois reinando a democracia, o povo elegerá seus líderes. No momento, o País passa por situação inusitada de sua história, sobretudo em relação ao cargo de Presidente, fortemente marcada por…

A cidade de Liberdade, capital da Misericórdia

O território da Arquidiocese de Juiz de Fora abrange 37 municípios e três regiões. A maioria está na Zona da Mata Mineira, alguns no Campo das Vertentes e outros, no Sul de Minas. Nesta última, se localiza a cidade de Liberdade, bela paragem emoldurada por exuberante natureza e habitada por gente…

Basílica de Liberdade e o II Sínodo Arquidiocesano

A liturgia católica de 14 de setembro de cada ano, Festa da Exaltação da Santa Cruz, apresenta movimento que parte do simbolismo à realidade. A partir do texto bíblico, chamado Livro dos Números, que traduz a ação de Moisés, a mando do Senhor, erguendo uma serpente de bronze sobre uma haste, como…

O Incêndio do Brasil

Na noite de 2 de setembro passado, o Brasil chorou amargamente diante do terrível incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Prédio neoclássico construído no início do século XIX, foi residência da família real de Dona Maria I, incluído o Príncipe Regente que, com o falecimento de…

A Basílica do Livramento: um presente de Francisco

O título de basílica a uma igreja só pode ser dado pelo Sumo Pontífice. A nosso pedido, o nosso tão amado Papa Francisco, através de sua Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, presidida hoje pelo Emmo. Cardeal Robert Sarah, concedeu à Igreja Matriz da Paróquia do Senhor Bom…

Leigos numa Igreja em saída

A Igreja no Brasil vive atualmente o Ano dos Leigos. Quem são eles? São todos os que professam a fé em Jesus Cristo, no âmbito da Comunidade Católica, tendo recebido o batismo, mas não pertencentes ao grupo dos ministros que receberam o Sacramento da Ordem. O Ano dos Leigos pretende valorizar a…

Rezar pelo Brasil, vale?

Não subestimemos a fé. Ela tem força. Diante de um Brasil com sua história de problemas, mas também de superações, cremos no poder da oração, na graça divina que vem em auxílio daquele que crê. Ao se aproximarem as eleições, celebrando a Semana da Pátria, a Igreja Católica em Juiz de Fora,…

Vitórias da Vida

Na semana que findou, o mundo teve boas notícias sobre a vida humana. Dia 9 de agosto, o Papa Francisco, depois de uma longa reflexão já dos tempos de São João Paulo II (1978-2005) e de Bento XVI (2005-2013), modificou para melhor o Catecismo da Igreja Católica que, no artigo 2267, trata sobre a…

Escapulário, objeto santo, mas não mágico (Parte 2)

Prosseguindo nosso artigo da semana passada, reflitamos hoje sobre mais alguns aspectos a respeito da devoção e o uso do escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Quanto ao termo “escapulário”, a etimologia nos remete ao conceito de proteção, sendo uma peça do vestuário destinada a cobrir o peito e…

Escapulário, objeto santo, mas não mágico (Parte 1)

Entres os títulos que carinhosamente são dados a Maria, Mãe de Jesus, se encontra o de Virgem do Carmo, ou Nossa Senhora do Monte Carmelo, cuja festa se celebra dia 16 de julho. Tal apelativo tem fundamentos bíblicos, históricos e pertence, de alguma forma, ao Magistério da Igreja, porquanto…

Arte na religião: um valor inalienável

No caminhar da história é necessário estar sempre atento aos valores. Na ânsia natural de progresso, corre-se o risco de mudar por mudar, esquecendo-se que há certas coisas que devem ser legitimamente conservadas. Há o risco da superficialidade na análise e acabar por ter preconceito contra a…

Uma Basílica para a Arquidiocese de Juiz de Fora

A Igreja católica sempre primou pelo uso de símbolos para comunicar a Palavra de Deus, o amor de Cristo e também as respostas dos cristãos à ação salvadora que vem da Trindade em seu favor. Na verdade, ela prossegue um caminho presente na Bíblia sagrada, pois tanto no antigo testamento quanto no…

Abortar é um ato humano?

Enquanto corre a Copa do Mundo, atraindo os olhares e as mentes da maioria da população, assuntos polêmicos percorrem em pautas do governo. É sempre um perigo, em meio a estas ausências, haver aprovações de leis que gerariam muitas disputas entre a população. Os cristãos, sejam católicos,…

Efusão de Sangue nos Primórdios da Igreja

Nos finais do mês de junho, a Igreja recorda, todos os anos, nomes importantes para a consolidação dos princípios da fé cristã, e os venera como irmãos santificados, tendo dado suas vidas, até o sangue, pela causa de Cristo. A iniciar por dia 24, celebra São João Batista, o Precursor que preparou…

Fé na Copa do Mundo

A Copa Mundial de Futebol mexe com todo o globo terrestre. Do oriente ao ocidente, do norte ao sul, dos países pobres aos países ricos, negros, brancos, amarelos e vermelhos, culturas se encontram e, em geral, reina a paz. Paro um pouco diante de atitudes religiosas dos jogadores e das torcidas.…

Os Bispos falam sobre eleições

As eleições se aproximam. Talvez nunca tenhamos experimentado, na história do Brasil, um momento tão incerto como o atual. Encaminho aqui a Mensagem que nós, os bispos dos Estados de Minas e Espírito Santo fizemos, com intuito de ajudar a cada um, na busca de dias melhores. Por ter sido assinada…
X