5º edição do “Dia D’ Cidadania” acontece no Bairro Retiro neste sábado (10)

*"Dia D" de 2017. Fonte: Facebook da Obra Social

Neste sábado (10) acontece a quinta edição do “Dia D’ Cidadania”. Realizado pela Obra Social Padre Nilson Fagundes Hauck, o evento disponibilizará diversos serviços de cidadania, saúde e lazer à população do Bairro Retiro, em Juiz de Fora. As atividades serão realizadas durante toda a manhã, até às 13h, na Rua Sérgio Barbosa.

Segundo Mariana Fernandes, assistente social da instituição, “este dia proporciona às crianças e suas famílias o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, por meio do acesso aos serviços”. Estarão disponíveis orientações em saúde geral e bucal, dicas de segurança doméstica e contra maus tratos aos animais, além de corte de cabelo, maquiagem, oficina de turbante, dentre outros. No quesito lazer, haverá apresentações de dança, capoeira e hip-hop, oficina de leitura com a Biblioteca Redentorista e brincadeiras para as crianças, como pula-pula.

O início do evento será marcado por um café da manhã, às 9h.  Estarão presentes: Procon Móvel, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Pastoral da Criança, Bombeiros, escoteiros e diversos profissionais. O CRAS, por exemplo, fará encaminhamentos para o Bolsa Família, Segurança Alimentar e outros programas assistenciais.

A Obra Social Padre Nilton desenvolve, há oito anos, um trabalho social que ajuda, atualmente, cerca de 60 crianças no Bairro Retiro. A instituição pertence à Congregação Redentorista e está situada na região da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no Vale da Floresta. Trabalhando em contraturno escolar, através de oficinas, a obra social busca contribuir com a autonomia, promover acesso à cultura e desenvolver o senso de sujeito de direto nas crianças atendidas.

*Colaboração: Meiry Laine de Oliveira
Coordenadora da Obra Social Padre Nilton